Samsung Star: Como atualizar seu status no Twitter


twitter-logoJá sou usuário do Twitter desde 15 de Junho de 2007, e nesses quase 850 dias de uso pude testar vários meios para utilizar essa rede social através de um celular / smartphone. Dessa forma é natural que eu escreva um post apresentando as várias maneiras de acessar o Twitter através do Samsung Star. Bom vamos lá:

Dabr:

DabrEsse é o meio mais simples de se obter as principais funcionalidades do Twitter em seu Samsung Star. Para utilizar o Dabr basta apontar o navegador nativo do Star para http://dabr.co.uk , e realizar o login com a senha do Twitter. Você vai acessar uma versão mobile alternativa, que permite entre outras coisas, acessar os trending topics, postar fotos via Twitpic e realizar pesquisas. A vantagem é o rápido acesso com baixo tráfego de dados.

Snaptu:

snaptuEsse aplicativo Java proporciona ao usuário o acesso a diversos serviços e redes sociais da Web, entre elas o Twitter. Sua interface é bem interessante, faz o seu Samsung Star se parecer muito com um Iphone. A maioria dos serviços do Twitter estão disponíveis nesse aplicativo, que é muito leve, diga-se de passagem. O ponto negativo é ausência da funcionalidade de subir as fotos para o Twitpic ou Mobipicture. Você pode baixar o aplicativo diretamente em seu Star, acessando m.snaptu.com

Twibble:

2t_twibble_0Quando eu utilizava Symbian, as poucas opções de aplicativos para Twitter disponíveis (o Gravity ainda não havia sido lançado) me forçaram a testar o Twibble. Não me agradou naquele primeiro momento, mas ao migrar para o Samsung Star decidi dar uma nova chance para ele. A experiência de uso estava ótima, até o momento em que seus desenvolvedores decidiram vender licenças do Twibble. Nada contra isso, mas a antiga instalação deixou de funcionar, me direcionando para a realização do download da nova versão gratuita, que recupera apenas os últimos 10 twitts de sua time line. Mantenho ele instalado apenas para ter outra opção de upload de fotos. O download pode ser feito acessando http://m.twibble.de

Na realidade o meu maior desejo seria um widget online do Star para o Twitter, sem falar na possibilidade de subir mídia com o Share pix, mas aparentemente o pessoal da Samsung não teve a preocupação com as novas tendências da Web.

E você, como utiliza o Twitter? Qual a mais interessante para você? Deixe sua opinião aqui no Blog do Ebola.

Tags: , , , , , , , , , , ,

38 Respostas to “Samsung Star: Como atualizar seu status no Twitter”

  1. Deia Says:

    Pra que criar WIDGET do Orkut e Twitter né? Que ódio! Não tenho conta em nenhum dos sites de relacionamento que acompanham o aparelho, e ai? Fico com um menu inteiro sem uso e o share pix idem.

    Vou tentar baixar um desses pra ver se resolve algo! entrar pela web normal é mto chato..precisa de um atalho. Você acha que vão criar atualizações pra isso?

    valeu,

    • Claudio Silveira Says:

      Olá Deia:

      Sinceramente, não acredito que a Samsung vai disponibilizar atualizações de Firmware para os aparelhos comercializados no Brasil. É uma pena, visto que o Samsung Star tem alcançado uma ótima aceitação no mercado.

      Tenho certeza que o Snaptu vai atender as suas necessidades de acesso ao Orkut e Twitter.

      Ps.: Se quiser utilizar o Share Pix para “twittar” uma foto faça o seguinte:
      *configure o Share Pix para subir imagens para o Flickr (caso não tenha uma conta crie uma, vale a pena!)
      *Após tirar a foto utilize o Share pix para subir a foto para o Flickr
      *Acesse o Flickr e utilize a função “blogar a imagem” Para isso basta inserir seu usuário e senha do Twitter.
      *Escreva o texo que será postado
      Pronto! Sua imagem será “twittada” com sucesso…

      Abraços! Claudio (usuário de twitter: @claudioebola)

  2. Suane Says:

    Olá Claudio,

    Você poderia por gentileza me tirar uma dúvida? Como está conseguindo utilizar o Twibble no Star?

    Eu já instalei, inclusive já até consegui autenticar mas NUNCA consigo publicar absolutamente nada. Ele sempre dá erro de falha na conexão.

    A minha operadora é a TIM, não sei se eu tenho que pedir a eles alguma configuração ou liberação.

    Mas fato é que até o e-buddy roda de boa, navego também sem problemas mas Twibble que é bom, nada =/

    Mas vou testar esse “dabr” pra ver se rola.

    Vlw.

    • Claudio Silveira Says:

      Suane:
      Acredito que seu problema esteja relacionado a seleção da APN de dados para os aplicativos Java.

      Tente o seguinte:
      Menu > Configurações > Aplicações >Perfil do Navegador
      Aqui você pode definir qual será a APN utilizada para que seus aplicativos acessem a WEB.
      No meu caso, que utilizo a Claro, tenho 2 opções:
      Claro dados – Ideal para aplicativos e navegadores em geral – É a opções que deixo marcada como padrão
      Claro Wap – Ideal para se navegar em paginas Wap (ex.: Loja de musicas da Claro e alguns portais)

      No seu caso, cliente da TIM, qual a opção que está marcada?
      Já tentou alterar para ver se funciona?

      Em breve vou resenhar outro aplicativo, o j1ck.tweet, muito mais interessante que o Twibble…

  3. Rodrigo Says:

    Poderia me ajudar em uma dúvida? Estou pensando em comprar o Star, mas o problema é que ele não é 3G e isso pode sair caro pra mim. QUeria saber como como vcs lidam com isso pra poder acessar as redes sociais sem gastar tanto. Quanto tempo usam por dia e quanto gastam em médio. Isso é muito importante pra eu me decidir, pq estou sem coragem de pagar o dobro pelo Omnia.

    Obrigado.

    • Claudio Silveira Says:

      Olá Rodrigo:
      Sou um Heavy-user quando o assunto é dados.
      Permaneço conectado com grande frequencia no Twitter, acesso o MSN através do Nimbuzz, envio uma grande quantidade de fotos para o meu Flickr e ainda navego na Internet com ele.
      Veja a minha média de consumo de dados, extraído da minha última fatura da Claro:
      Consumo de dados
      Note que se fosse pagar esse volume de 76Mb como pre pago gastaria R$456,00
      A minha recomendação é que você adquira um pacote de dados junto com o aparelho. Além de tornar mais barato o valor do Mb, você ganha descontos consideráveis na aquisição do aparelho.
      Lembrando que isso é muito pessoal, depende da sua necessidade e disponibilidade de gastar um pouco mais de grana com Telefonia.
      Se precisar de mais informações me avise. Aqui no Blog do Ebola o objetivo é ajudar, e não censurar, como acontecem nesses fóruns da vida…
      Abraços!!!

  4. Rodrigo Says:

    Poxa, obrigado Claudio. Grande ajuda me deu. Qual o plano que vc assina? Eu tenho Claro e Vivo, mas pretendo unificar tudo na Claro, pois minha esposa tem um claro e é mais em conta pra falarmos. Mas ambos temos pré-pagos. De repente, se a Claro for como a Oi, poderia fazer um plano para família e tb pegarmos 2 celulares com desconto, não sei.

    Tentei falar com o 1052 ontem e depois de quase 40min e 5 atendentes desisti. Não chegava ao tal bendito setor. Isso é peculiar de TODAS as operadoras. Não tem uma que escape.

    No meu caso, trabalho na noite como DJ e DVJ e tenho a ideia de entrar de cabeça no online, ou seja, atualizar fotos e posts das festas. Não seria muito pra ler sempre emails ou ler tudo no twitter e facebook, seria mais pra postar mesmo, o resto faço em casa.

    Algum conselho de plano?

  5. miniFring finalmente disponível para o Samsung Star « Blog do Ebola Says:

    […] com o Twitter, a sua interface é confusa, ficando muito a dever para aplicativos como o Snaptu. De qualquer maneira vale a dica dessa versão que foi liberada em 12/11/2009 para o Star. E […]

  6. marcela Says:

    eu qria saber que ebuudy twitter e outros aplicativos é creditado ou seria de graça?
    obg

    • Claudio Silveira Says:

      Olá Marcela:
      Os aplicativos que resenhei ou citei aqui no blog são free, ou seja, não pago para instalar em meu aparelho.
      Entretanto para sua utilização se faz necessária um conexão com a Internet, e nesse acesso é cobrado pela sua operadora de celular, normalmente pelo volume de dados trafegados (KB).
      No meu caso eu tenho uma plano de 200MB em minha linha, o que me permite navegar a vontade nesse tipo de aplicação, que consome cerca de 2kB por msg enviada.
      Entre em contato com eles para verificar quais os valores das tarifas que são aplicadas em seu plano.

      Se ainda tiver dúvidas me avise!
      Abraços!

  7. Felipe Says:

    Ola Boa Noite!!

    Eu tenho um samsung star e da tim mas desbloqueado e estou usando OI recentemente comprei um plano de dados da OI 300mb vou pagar 25,90 +58,00 de voz por mês!!!! Gostaria de saber se com 300mb é possivel acessar o youtube , twitter , orkut,paginas de pesquisas do google.GOOGLE MAPS também mas irá consumir muito?? eu não faço upload de fotos no twitter só uso para twittar mesmo ^^!!Esse plano é ideal?ou vai faltar?

    Obrigado pela atenção!!

    • Claudio Silveira Says:

      Olá Felipe:
      Em meu ponto de vista, 300MB é um senhor volume de dados, vai te atender muito bem.
      Sou um heavy-user de dados e nunca ultrapassei essa marca!
      Ressalto apenas que a utilização do You Tube e do Google Maps podem gerar um elevado consumo.
      Não sei como funciona a tarifação da Oi, mas na Claro o acesso ao You Tube é cobrado em função do tempo, ão do volume de dados.
      Minha dica é que vocêrealize a experiencia com esse plano, caso o seu consumo seja menor do que o esperado realize um readequação para um plano inferior.
      Abraços!

  8. Tarcísio Cavalcante Says:

    Que bacana ter encontrado o seu blog. Estou quase adquirindo um Samsung Star e vi que você escreve bastante sobre o celular e principalmente sobre widgets para ele. Fiquei preocupado pelo fato de não ter 3G e nem mesmo um widget nativo para Twitter, mas encontrei boas dicas aqui no seu blog. Continue assim. Assim que estiver o meu Star na mão, este blog será minha leitura de cabeceira, rs… Abrassss.

    • Claudio Silveira Says:

      Obrigado Tarcísio!
      Fico muito satisfeito em saber que o meu Blog está sendo útil para você!
      Comecei o Blog do Ebola a pouco tempo, e não póderia imaginar que um dia teria essa quantidade de acessos diários. Era para ser apenas uma experiência, um lugar para reunir o meu conheciemnto em smartphones e celulares. Esse seu comentário é um grande incentivo para que eu continue com esse trabalho. Precisando é só falar.
      Abraços!

      • Tarcísio Cavalcante Says:

        Oi Claudio. Eu continuo preocupado com uma coisinha. Eu terei o Samsung Star, mas eu possuo um chip TIM Infinity Pré. Será que o uso da web com chip pré-pago sairá muito caro pra mim? Os créditos poderão ir embora muito rapidamente?

  9. daniela Says:

    como usar o orkut no samsung star?

  10. Samsung Star: Utilizando o Twitter via SMS Claro « Blog do Ebola Says:

    […] em centros populares. Não tenho coragem de carregar o meu Samsung Star para qualquer lugar (quando estou com ele o Snaptu me atende super bem). Sem contar que não existe a necessidade de instalar nada em seu aparelho. Já discutimos aqui no […]

  11. Nelson Petito Says:

    Olá Boa Tarde! To com uma duvida que não consigo achar no google de maneira alguma. Eu estou em duvida em qual progragam usar para twitter e para messenger que seja mais econômico no plano de dados. No momento tneho no celular para twitter o Tweets60 e o Snaptu e para messenger tenho o ebuddy e o Mxit, mas não sei qual deles gasta menos dados, o trafego de dados é menor e mais econômico. Alguem saberia me responder?
    Tenho um plano de dados da claro de 100mb e estou no primeiro mês de uso. No site do gestor online da claro que eu tenho, quando entro aponta no momento para 4,5mb de uso, ja no celular no medidor de dados aponta para 11mb, não sei agora qual estaria certo!

    Desde já agradeço.

    • Claudio Silveira Says:

      Olá Nelson:
      Em relação a diferença apontada entre o medidor de dados do Samsung Star e o Gestor Online: Sempre confie no que for apresentado no Gestor on Line! Lá vai ser apontado o uso real. O marcador do celular recupera o volume de dados trafegados, sem considerar as regras de tarifação aplicadas pelas operadoras.
      Isso tudo está nas regras de SMP, divulgado pela Anatel Art. 65, Item III:

      III – na prestação do serviço, devem ser observados os seguintes limites:
      a) unidade de tempo de cobrança: 6 (seis) segundos;
      b) tempo inicial de cobrança: 30 (trinta) segundos;
      c) chamadas faturáveis:

      Ou seja, nem sempre o medidor de tempo do celular vai bater com o que foi cobrado.
      Com o tráfego de dados não é diferente.
      Nesse caso a cobrança de dados é realizada a cada 5kb… Ou seja, podemos ter diferenças também entre o marcador de dados e o consumo real.

      Aproveite a facilidade do gestor On line para cotrolar os gastos… Mas cá entre nós, 100Mb dá e sobra pra utilizar o twitter, em qualquer uma dessas opções. Eu não consigo gastar mais do que 80Mb no meu Star…
      Abraços!

  12. Nelson Petito Says:

    Muito Obrigado Claudio, pelo esclarecimento. Estava preocupado com isso, pois no celular entro rapidamente no twitter, atualizo uma vez meu estado, vejo uns 5 posts e ja aumento bastante no medidor do celular, enquanto no gestor não saia praticamente do lugar. Hoje mesmo verifiquei o gestor e está em 5mb enquanto no celular ja está em 14,21mb.

    Em relação aos 100mb de internet achei que fosse pouco devido ao crescimento absurdo através do celular. A internet na verdade eu uso mais pra twitter e de vez em quando entro em algum site rapidamente e também uso o messenger algumas vezes. Mesmo assim o messenger gasta muito pouco, pois o Mxit que tenho só gasta no login e se receber ou enviar mensagem. Pra ficar on não gasta nada.

    *

  13. Lucas Says:

    Vc sabe como colocar Snaptu como widget? Vi vc orientando uma usuaria sobre isso, mas la no submenu widgets ele nao aparece.

    Valeu

    • Claudio Silveira Says:

      Lucas:
      Na verdade consigo colocar o Snaptu como widget.
      Na verdade coloco apenas o acesso aos aplicativos, aquele que lembra um Joystic.

      Abraços!

  14. Biia Says:

    Eu também tenho o Sansung Star mas não consigo baixar.
    Eu conecto o cabo USB e colo o arquivo, mas quando entro no meu celular e seleciono o arquivo, ele diz ser ‘não suportado’.
    Por favor, me ajude! O que devo fazer ?

  15. Alisson Silva Says:

    Ola, preciso de sua ajuda. Comprei um star 3g samsung e baixei o twibble, mas ele não conecta com twitter, comprei maais pra twittar e não consigo, tem alguma sugestão de outro aplicativo pratico?

  16. Karina Says:

    Olá Claudio, tenho uma dúvida. Estou pensando em comprar um Samsung Star, tenho um plano Controle da Vivo de R$35,00. Você sabe se só com esse plano seria possível acessar Twitter e Orkut, Ou teria que fazer um plano separado para usar a Internet?
    Abraços.

    • Tarcisio Cavalcante Says:

      Oi Karina, não sou o Claudio, mas acho que posso dar uma ajudinha… O Plano Controle da Vivo não inclui acesso a internet, estou certo? Sendo assim, se você acessar a internet, seja o Twitter, Orkut ou qualquer outro site, por meio de widgets ou acessando diretamente pelo navegador, você pagará pelo acesso e não é nem um pouco barato. O ideal é você procurar um plano que inclua acesso à internet. A Vivo agora tem o tal Vivo On para clientes pré-pagos que é bem interessante. Vai que eles tem um plano bom para clientes controle também.

  17. Tarcisio Cavalcante Says:

    Claudio, atualizando minha experiência com o Twitter no Samsung Star: A TIM fez parceria com o Twitter então é a única operadora no Brasil com a opção de cadastrar o celular no serviço e receber tweets via SMS e também enviar tweets por SMS para o número 40404 (paga o preço de um SMS normal por mensagem enviada). Quando compro um plano de internet (meu celular é pré pago) de 24 horas (2,90) ou semanal (9,90) eu utilizo o Snaptu para o Twitter, previsão do tempo e notícias via RSS. Não utilizo o orkut pelo celular, não tenho interesse. Agora o Facebook eu acesso a toda hora, até porque a TIM fez uma parceria com o Facebook liberando acesso gratuito à rede social pelo endereço http://0.facebook.com. Tem mais detalhes no meu blog (http://ciso.blog.br/2010/twitter-e-facebook-de-graca-no-celular-tim/) e mesmo que não tenho um acesso à internet, posso utilizar o Facebook com o serviço zerotwitt que permite que eu envie meus tweets pelo acesso gratuito do facebook. Bão dimais! Para outras operadoras, um serviço semelhante ao Twitter SMS da TIM é o RCSMS que você pdoe cadastrar qualquer celular de qualquer operadora (http://www.rcsms.com.br/). Isso aí.

    • Claudio Silveira Says:

      Grande Tarcisio!!!
      Muito obrigado pelas explicações!
      Acredito que vai ser uma “mão na roda” para a galera que acompanha o Blog do Ebola.

      Para quem não conhece o trabalho do Ciso, acompanhem o seu blog ou então os artigos que ele escreve no Infomaniaco.
      Recomendo, o cara é fera!
      Abraços a todos!

  18. Sophia Says:

    Meu celular é da Tim entra no google, no youtube tudo, mais no twitter e no orkut eu não consigo entrar, alguem poderia me ajudar?

  19. Florbela Nunes Says:

    Olá Cláudio. Talvez me possas ajudar (não consigo sequer sequir a “ajuda” do twitter para colocar questões) . Não consigo publicar, nem retweetar, nem fazer reply, na minha conta. Diz sempre que dá erro na página. Sabes o que fazer?

    Obrigada!

    Florbela

    • Claudio Silveira Says:

      Você tentou utilizar o Snaptu?
      É o jeito mais tranqüilo de utilizar o twitter no Samsung Star.

  20. Fabiano Clementoni Says:

    Olá… tenho um samsung Star…. excelente aparelho…. minha operadora é a Claro… e pra navegar tranquilo tenho um pacote que pago 12 reais por mes e uso o dia todo, todos os dias….

    ps. Plano para pré-pago…

  21. Mallu Corrêa Says:

    Alguém me ajuda!! Tenho um Samsung Star 3g e comprei um chip TIM infinity pré, mas não consigo configurar! Sempre que tento, ele pede para que eu escolha um rede wifi.. mas o uso é WAP!
    Como faço? Alguém me diz um passo a passo?

    Obrigada

  22. Vinicius de arruda marques Says:

    Já procuro a algum tempo, mas ainda não encontrei, preciso descobrir porque o orkut, twitter e facebook que ja vem no star 3g nunca conectam, mesmo estando correto o usuario e senha. vocês podem me ajudar??? da um alô ai claudio. obs: eu gostaria de usar o do celular e não usar outros “programinhas”

  23. Line Says:

    não consigo acessar meu twitter pelo app que vem no samsung star da erro. o q fazer?

  24. Diogo Says:

    Claudio, td bem?
    gostaria de saber como por tantos aplicativos no Snaptu, no meu tem poucas opções.. youtube/ wikipedia / tempo / noticia e blog / gmai / my movies / nba e espn..
    Como eu ponho o twitter? a cervejinha? o player? o dicionario?.. todos akeles q tem na foto?
    pq na realidade o twitter eh apenas um icone que me redireciona ao you tube, e mesmo assim ele minimiza o aplicativo e entra pelo navegador normal…
    Abraço obrigado

    • @rodrigoapdo Says:

      Eu tive o msm problema.O que aconteceu foi que o facebook aparentemente comprou o snaptu,e com isso varios recursos foram retirados

Deixe um comentário

